22 de set. de 2013

Danos Capilares: Por que ocorre, como evitar, ameniza-los e que produtos usar

Oi Meninas e Meninos! Estou aqui para dar um Help para quem está com cabelos danificados
Trabalhando em salões pude entender melhor como ocorre esse processo e como evitar. Para não ficar chato o post, resolvi formular perguntas e respostas com dicas e soluções

Caso tenha uma dúvida adicional, deixem recadinho!


Imagem achada na internet, se alguem souber de quem é me avisa!

"Cabelo é a moldura do rosto."

Porque meu cabelo fica ressecado?

Cabelos ressecados são desprotegidos, necessitam de oleos (vegetais)
Aposte em produtos que protejam do sol e que possua  Pró-Vitamina B5 (Pantene) Reveja a frequência de uso de prancha e secadores, pois acabam desidratando, neste caso, não economize em bons protetores térmicos, fazem toda diferença e dão muito mais brilho.

Cabelo sem brilho, qual solução?

Uma boa alimentação né? E bastante agua. Invista e ômega 3, 6 e 9 e spray de brilho como finalizador

Oleo Mineral: Vilão ou Aliado?

Isso é uma polêmica. Na verdade depende da quantidade usada pelo fabricante. Esse óleo é proveniente do petroleo, não possui nutrientes. É como se fosse uma "maquiagem" aos fios e usada a longo prazo pode deixar os fios pesados, com residuos e até danificar.
Particularmente não gosto,mas tem gente que acha legal

Como saber a quantidade usada pelo fabricante e se o produto funciona de verdade?

 Para saber a concentração de princípios ativos usados, leia a composição. Geralmente os que estão em maior quantidade aparecem primeiro e os de menos aparecem no finalzinho da formula.
*Para saber saber se o produto funciona, é preciso conhecer seus princípios ativos. Se um produto que contem queratina prometer cabelos hidratados, desconfie. Pois a verdadeira queratina serve para reconstruir e não hidratar!

Qual efeito colateral causado pelo uso constante da Queratina?

Antes de mais nada, a queratina serve para RECONSTRUIR, REPOR A MASSA capilar. Se usada em excesso pode deixar os cabelos duros e até quebradiço
O uso deve ser intercalado com constante hidratação, nutrição, umectação....

O que é Cronograma capilar?

Tratamento intensivo desenvolvido para cabelos danificados. De maneira resumida, é intercalar os tratamentos. Ex: Se a pessoa lava os cabelos 2x por semana, ela fará mais ou menos assim: Reconstrução 1x por semana, Nutrição 1x na mesma semana
Esse é o jeito que eu faço, mas estou sempre variando. Depende da quantidade de lavagens por semana, da necessidade dos fios e da concentração que o  produto possui.
Se preferir pode passar a semana toda fazendo um tipo de tratamento e na outra fazer a transição. Mas se fizer reconstrução, intercale pois os fios necessitam de oleo e agua também!

Qual diferença entre Hidratação e Nutrição, Umectação?

Simples: A hidratação repõe a agua, nutrição é tratamento a base de oleos vegetais.
Umectação é 'banho de óleo' nos fios, também se inclui na fase de nutrição

Quero fazer umectação mas não sei que tipo de oleo usar, como fazer e como lavar os fios depois

Oleo de mamona, oleo de ricinio, azeite de oliva, oleo de argan, oleo de tutano, oleo de coco, oleo de abacate. Qualquer um, desde que seja de origem VEGETAL, mas citei o de tutano pois ele realmente dá resultados incriveis e fortalece.
*O oleo tem que ser PURO, livre de parabenos, silicone, parafina e etc. Um produto assim custa mais caro mas vale muito a pena!
Particularmente, uso no cabelo sujo antes de lavar. Deixo agir por 3 horas e lavo com um shampoo suave, sem sal sem esfregar demais nas pontas para não perder os efeitos da umectação. Caso seu cabelo esteja numa fase bagaceira, aposte em mascara de hidratação depois. Caso contrário use 2 gotinha de creme para pentear ou protetor termico de sua preferência.
Após esse processo, eu faço chapinha e acreditem, o cabelo absorve muito bem todo esse óleo. Recomendo com força!


Como escolher um shampoo mais adequando e quais as diferenças entre eles?

Criando o hábito de ler o rotulo e fazendo analise dos seus fios

Shampoo cremosos:  Ajuda a hidratar, use em cabelos secos
Shampoo Perolado: Para cabelos com quimica. Pode ser usado diariamente. Geralmente não posui sal.
Shampoo Transparente: É o que mais possui poder de limpeza.
Shampoo Antiresiduos: É como o transparente, não possui cor e promove uma limpeza profunda removendo silicones, oleos e produtos que "grudam" nos fios.


Porque os fios caem?

A origem pode ser hormonal. A melhor saída é procurar um nutricionista para diagnosticar a causa. Repare se os fios caem da raiz ou se apenas quebram. Se tiver caindo pela raiz, reveja a sua alimentação e faça uso de vitaminas, proteinas

Breve usarei este produto pois minhas pontas vão afinando e isso dá uma raiva, vi por R$ 55,00 na farmácia pois amo cabelos volumosos. Vamos ver se funciona né? Eu ia usar o Pantogar, mas vou testar esse antes!



Como fazer a tintura durar nos fios e não desbotar facilmente?

Claro que devemos escolher produtos de qualidade. Realmente há corantes que desbotam MUITO (eu quem o diga) fácil e por qualquer coisa. Mas saibam que em fios danificados e com a escama aberta a cor sai muito mais rápido porque fios porosos fazem com que os produtos evaporem e não fixem.
E como já disse antes: Produtos com proteção solar, shampoo suave ajudam.

Qual diferença entre Cauterização e Queratinização? Posso fazer em casa?

Basicamente, é a mesma coisa, o resultado é igual. Mas Cauterização usa fonte de calor e o resultado é mais imediato. Queratinização cumpre bem o seu papel, mas é recomendado fazer mais de uma aplicação para melhores resultados.
Ambos podem ser feitos em casa(eu faço) mas no primeiro é preciso paciência para usar secador e chapinha, imprescindíveis  para ativar a queratina e outros princípios.

Como proteger os fios antes da descoloração?

Obviamente é preciso hidratar antes, durante e depois. Costumo passar um pouco de óleo nos fios e 2 gotinhas dentro da mistura de Pó+Descolorante. Não altera, não estraga a mistura e minimiza o ressecamento causado.
*Caso você vá apenas fazer retoque e descolorir apenas a raiz, borrife queratina liquida nas pontas para preserva-las e evitar que o descolorante atinja essas partes.

Receita caseira com frutas funcionam?

Sim, mas é preciso usar na hora pois como não contem conservantes estraga com facilidade.

A grana está curta para investir em produtos caros para reconstrução. O que fazer?

Vou dar uma SUPER DICA: Use um shampoo antiresiduos, misture queratina liquida em um creme, ou passe puro nos cabelos. Deixe agir por uns 15 minutos masageando mecha por mecha.
Não enxague e passe uma mascara hidratante e deixe agir conforme sugere o fabricante. Enxague e finalize como preferir. Essa é uma reconstrução!

Para fazer Cauterização Caseira: Use o mesmo shampoo, passe a queratina mecha por mecha por 15 minutos, Não enxague, agora aplique um defrisante, faça uma escova(não precisa ser bem feita, é só para secar os fios) E passe prancha depois que também não precisa ser certinha e muito bem feita, porém não faça mechas muito grossas. O uso de calor é para selar as cutículas somente.
Enxague novamente e aplique uma ampola de hidratação (Recomendo a da Pantene ou sachê hidratante da Bio Extratus de Tutano e Algas Marinhas)


A queratina que eu recomendo com força é essa



Meu cabelo é super oleoso, tenho caspa mas apesar de tudo precisa de uma hidratação. Como proceder?

Nem sempre um cabelo oleoso é um cabelo saudavel....Faça assim ao lavar: Use shampoo anticaspa, enxague e use outro shampoo para dar maciez e brilho. E nem pense em usar creme na raiz.


Qual melhor shampoo para cabelos descoloridos, com progressiva e outras quimicas?


Olha tem tantos, mas hoje vou indicar esse , tenho verdadeira adoração por ele por ser suave, sem sal. Não agride, deixa um brilho e maciez incrivel!
E tem cheirinho de produtos de madame, comecei a usar atras da minha irmã faz muuitos anos e até hoje vivo rasgando seda pra ele.  É fácil de ser achado em mercados e farmácia.

Mas recomendo como o 2° Shampoo da lavagem: Sempre aplico um shampoo anticaspa e depois passo esse, alias, faço isso sempre!



Ufa! Por hoje é só. Espero que ajude quem esta precisando de ajudinhas capilares. Breve farei um post igual a esse com outras perguntinhas e Muuuitas dicas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 | Design e C\F3digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo